sexta-feira, 30 de abril de 2010

Vocal X Japan : Toshi


Nome Verdadeiro: Toshimitsu Deyama (出山利三 Deyama Toshimitsu)
Nome Artístico: Toshi
Posição: Vocalista
Data de Nascimento: 10 de Outubro de 1965
Lugar de Nascimento: Tateyama, Chiba
Signo: Libra
Tipo Sanguíneo: A
Altura: ???
Peso: ???
Formações: ???
Habilidades Musicais: Guitarra, clarinete, trompete, bateria, baixo, vocal e compositorBandas: Dynamite, X Japan e Solo.

Talvez TOSHI seja mais conhecido pela porção de sua carreira em que foi vocalista do lendário X, mais tarde rebatizado de X JAPAN. Agora como artista solo, sua música é bem diferente das faixas rock do X JAPAN, especialmente agora que seu foco mudou para a Música Curativa e a Conservação da Terra.
História:
Toshi foi provavelmente um dos cantores de maior influência no Japão. Com uma voz surpreendente que alcança 3 oitavas, Toshi emocionava os seus fãs cantando baladas como “Say Anything,”, “Tears” e Forever Love; e os levava às loucuras cantando “Kurenai”, “Orgasm” e, principalmente, o hino “X”.

Nascido no dia 10 de Outubro de 1965 na cidade de Tateyama, Toshi iniciou os estudos de piano e canto aos quatro anos de idade (sua mãe, assim como a do Yoshiki, era professora de piano). Aos seis anos, quis aprimorar os seus conhecimentos de música e começou a ter aulas de violão. Nunca participou de concursos de música durante a infância, mas tocava na orquestra do colégio.
Ele e o Yoshiki são amigos de infância. Formaram a primeira banda em 1978 sob o nome de “Dynamite”. Yoshiki tocava bateria e Toshi era o guitarrista e vocalista. Posteriormente, aos 15 anos (1980) a banda mudou o nome para “Noise”. Eles tocavam covers de bandas de Hard Rock, como Kiss, Led Zeppelin e Deep Purple.

Toshi era tímido e tinha complexo de inferioridade. Assim que terminou o colegial em 1982, conseguiu entrar em uma Universidade japonesa prestigiada no curso de Medicina. Mas, a insistência de Yoshiki para que ele seja músico, junto com o desejo de superar este complexo se tornando um Rock Star, fez com que desistisse da faculdade e seguisse a carreira musical. Neste mesmo ano, mudou-se para Tokyo junto com Yoshiki e mudaram o nome da banda para “X”.
Apesar de almejar a fama, Toshi não sabia se comportar como um Rock Star. Em 1987 com a entrada de hide na banda, hide e Yoshiki o ensinaram a como se vestir, se portar no palco e fazer maquiagens.

A banda alcança seu auge em 1988 com o álbum “Blue Blood”. E Toshi chocou todos com a sua voz, presença de palco e com o visual que aprendeu usar.

Em 1992 lançou o seu primeiro álbum solo, o “Made in Heaven”. Criou um álbum totalmente diferente do estilo do X Japan. Cantando músicas compostas por ele mesmo, com melodias calmas e letras otimistas, que refletiam o lado “normal” do cantor. Entrou em turnê do álbum solo junto com a banda “Night Hawks” em 1993. Neste mesmo ano, contracenou na peça de Shakespeare, “Hamlet”, ao lado da atriz Kaori Moriya. Ele interpretava Hamlet e Kaori a personagem Ophelia. Apaixonaram-se e se casaram no dia 14 de Fevereiro de 1997 (no dia dos namorados no Japão).

Cansou-se do visual que usava em 1995. Cortou o cabelo, tingiu da cor natural e passou a usar roupas discretas.T~T
Em Abril de 1997, Toshi chocou seus fãs e principalmente os membros X Japan quando anunciou sua saída da bandaT_T . Disse que as músicas eram muito difíceis de serem cantadas, que as letras eram depressivas demais, que não estava feliz com elas e que queria se dedicar a sua carreira solo. Yoshiki disse que não ia colocar outro vocalista na banda e anunciou o fim dela oficialmente em Setembro de 1997. Subiram juntos, até então pela “última” vez, em 31 de Dezembro de 1997 num último show no Tokyo Dome chamado “The Last Live”.Nos próximos anos, se dedicou a sua carreira solo e em 1998 começou fazer parte de uma seita de um homem chamado Masaya Kurabuki.

Masaya tocava músicas chamadas “Healing Music” (no japonês: Iyashi Kei), mais conhecidas aqui no Brasil como New Age (artistas deste gênero: Enya, Sarah Brightman, Enigma, Loreena McKennitt, Era, Yanni, Clannad, etc.). Toshi escutou um cd dele em 1997 e começou freqüentar os shows. A partir disso, percebeu que apesar de ter tudo o que o dinheiro consegue comprar, uma esposa que o amava e uma carreira de sucesso, sentia um vazio por dentro.Ele viu que Masaya se dedicava a caridade como forma de curar o espírito. Masaya queria criar uma seita e expandir sua palavra. E em 1998, Toshi se encontra com ele e doa todo o seu dinheiro que conseguiu com o X Japan para Masaya continuar com o trabalho de caridade. Neste mesmo ano, eles fundaram uma gravadora e organização chamada “Home of Heart”, que curavam as pessoas com terapia musical.

Toshi começou cantar músicas compotas por ele e por Masaya. Iniciou também, shows por todo o Japão em abrigos, asilos e instituições de caridade.
Posteriormente, Masaya cria uma outra organização chamada “Lemuria”, que também fazia terapia musical.Esta também teve o apoio de Toshi.
Em 2004, Toshi se aposenta da carreira musical. Mas ele juntamente com Masaya e os membros da “Home of Heart” e “Lemuria”, são processados por pedofilia e tortura mental. A corte de Tokyo preservou a identidade das crianças e da mulher que alegou a tortura durante um seminário.

As acusações contra Toshi foram retiradas, pois segundo as vítimas, os membros da “Lemuria” eram os principais praticantes de pedofilia. Além de os abusarem sexualmente, também os obrigavam a abandonar a escola e a trabalhar para Masaya (faziam trabalhos domésticos na organização, na casa de Masaya e também eram obrigados a cozinhar).
Em 26 de Fevereiro de 2007, foi determinado pelo juiz que Toshi e os membros envolvidos no processo pagassem uma indenização de 10 mil Yen, cada, para a mulher que os acusaram de tortura mental.

O processo do envolvimento dos outros no caso de pedofilia ainda está em aberto. E Toshi (apesar de ter sido absolvido) junto com os advogados permitiram que dois delegados prosseguissem com a investigação.
Em março de 2007, Toshi se encontra com Yoshiki em Los Angeles após anos de não se verem. Disse que gostaria de voltar com o X Japan. E Yoshiki disse que ia pensar na situação.
Em julho ele anunciou o retorno da banda após 10 anos.

Apesar de todas as acusações contra Masaya, Toshi continua trabalhando com ele. Lançou o álbum de melhores sucessos, o “Ai no uta wo utaitai” (tradução: “Gostaria de cantar uma canção de amor”) com músicas de 1999-2004 (músicas da fase Iyashi Kei) no dia 25 de Fevereiro de 2008.

Voltou a fazer shows com o X Japan em março de 2008, em três shows no Tokyo Dome nos dias 28, 29 e 30. E em maio de 2008, tocou novamente com o eles no “Hide Memorial Summit”. No mesmo mês, lançou mais um single da carreira solo, o “Earth In The Dark”. Que ele tocou em seu solo nos shows do X Japan no Tokyo Dome.

O cd com a música “Earth in the Dark”, chamado “Seiki Jidai”, foi lançado no dia 25 de Julho de 2008. Este foi o 11º álbum da fase Iyashi Kei e 18º na carreira solo.
Devido a problemas de saúde do Yoshiki, a turnê mundial do X Japan teve que ser adiada. E durante este intervalo para a recuperação do Yoshiki, Toshi anunciou no dia 11 de Junho uma nova banda chamada “TOSHI with T-EARTH”.

Segundo ele, esta banda tocará “Eco Hard-Rock” (músicas com letras em prol do meio ambiente, mas com ritmo hard rock). Ele visa juntar as forças dos jovens por meio da música e colocá-las para o bem da Terra, segundo suas palavras: “PESSOAS JOVENS NÃO PODEM SER DERROTADAS”.

Fazem parte da banda os guitarristas Touya (Charlotte) e JUN (ex-Phantasmagoria), o baixista Ruka (Charlotte) e na bateria os membros suporte (ainda não oficiais) são Levin (ex- La'cryma Christi) e Shinya (LUNA SEA). Toshi também afirmou que haverá um tecladista, mas o seu nome ainda não foi anunciado.

A estréia do “TOSHI with T-EARTH” será no dia 12 de agosto em Nagoya. A primeira música do trabalho se chama “Kabe” e estará junto com o álbum “Earth Spirit” que será lançado no dia 8 de agosto. Também estão sendo planejados shows no Chile e no Brasil em outubro. Mas ainda estão sem datas definidas.

Curiosidades:

Era uma criança acima do peso, mas aos oito anos começou praticar baseball e vôlei. O que fez com que emagrecesse.

Durante a infância cantava apenas em excursões de colégio e em rodinhas de grupo.

Era um bom aluno no colégio e sempre tirava notas acima de 90 (em avaliações de zero à 100).

Na época em que estava no “Dynamite”, durante alguns shows, cantava com o uniforme do time de vôlei do colégio. Pois muitas vezes os treinos se coincidiam com o dia das apresentações. Ele também tinha o cabelo raspado por causa do time.

Consegue alcançar até 3 oitavas, o que é muito raro para um homem (o normal é 2 oitavas). Isso também possibilita que ele cante perfeitamente músicas que são escritas para voz de mulher.

Seu time de baseball favorito é o “Giants”.

Tem três irmãos e é o mais novo.

O seu irmão processou Masaya em 1998 por ter induzido Toshi a doar todo o seu dinheiro na seita. E também o acusou de ter feito lavagem cerebral.

Muitos dizem que o Toshi saiu do X Japan por causa de sua esposa Kaori e do cantor Masaya. Diziam que Kaori era da seita e fez com que Toshi entrasse. Mas isso é mentira, pois Kaori entrou na seita depois de Toshi ter entrado e ele conheceu pessoalmente o Masaya depois que acabou o X Japan.

Ele saiu da banda por vontade própria. Pode se observar pelas músicas da carreira solo, que são totalmente diferentes das do X Japan.

Masaya disse que Toshi não tinha a “paz espiritual” porque era um astro de rock.

Toshi disse que preferia cantar em asilos e instituições de caridade, ao invés de shows grandes.

Perdeu mais da metade de seus fãs depois que deixou o X Japan. Hoje em dia, muitos ainda o odeiam por causa disso.

Kayama Yuzo ficou surpreso com a música que Toshi regravou para o seu álbum de aniversário de 61 anos.

Sempre esteve atrás de Yoshiki e hide nas pesquisas de popularidade.

Depois de anos após ter saído do X Japan, diz que as roupas que usava eram ridículas e embaraçosas.

Um amigo dele que era empresário do X Japan que o convenceu de voltar agora.

Yoshiki sempre disse que ele era “uma pessoa normal”.

Emocionou-se ao cantar a letra de “Without You” (música escrita pelo Yoshiki em homenagem a hide). Durante as gravações teve que parar várias vezes, pois ele e o Yoshiki não conseguiam parar de chorar (a música será lançada neste ano).

Tem interesse de cantar uma das músicas do Violet UK. Durante a entrevista no My Space, Yoshiki não disse qual era. Apenas disse que ele ouviu a música durante o “Yoshiki Symphonic Concert” em 2002 e gostou muito. Há grande possibilidade de ser “Amethyst” (que até então o X Japan só tinha a versão orquestrada) ou a “I’ll be your love”.

2 comentários:

  1. quem escreveu este post? tem algumas informacoes antigas bagarai. gostei, falou muita coisa boa mas da para dar uma atualizada nos fatos atuais.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!