segunda-feira, 3 de maio de 2010

Baixista X Japan : HEATH

Nome verdadeiro: Morie Hiroshi (森江 博)
Nome artístico: Heath
Posição: Baixista
Data de Nascimento: 22 de Janeiro de 1968
Lugar de Nascimento: Hyogo, Amagasaki
Signo: Aquário
Tipo Sanguíneo: B
Altura: ???
Peso: ???
Formações: ???
Habilidades Musicais: Contra Baixo, Teclado, Piano e Vocal.Banda: Paranóia (1986-1988), Chaos Mode (1988), Beet Sweet (1988-1989), Sweet Death (1990), Majestic Isabelle (1991), Media Youth (1992), X Japan (1992-1997), Dope HEADz (2000-2003), RATS (2003-2004), Lynx (2004-Atualmente), X Japan (2007), Carreira Solo:
1995 (Atualmente).

História:

Nascido no dia 22 de Janeiro de 1968 às 5:22 AM, Heath cresceu em um ambiente cercado por música. Seus pais eram músicos, tocavam guitarra, teclado, baixo e bateria. E sempre incentivaram os seus filhos a tocarem algum instrumento e ouvirem rock.
Quando Heath nasceu, seu irmão mais velho tinha 4 anos de idade e estava aprendendo tocar guitarra. Para aprender diferente, Heath decidiu tocar baixo. Ganhou o primeiro álbum aos 3 anos de idade, um LP dos Beatles. Que junto com o seu irmão, conseguiram tocar todas as músicas do álbum ainda crianças.


Rockeiros fervorosos, os pais de Heath levaram ele e seu irmão pela primeira vez para assistir um show rock em 1972 no Osaka Prefecture Gymnasium. As crianças ficaram encantadas com o show do Van Halen. Os pais reconheceram que isso seria uma boa influência e começaram a sempre levar seus filhos aos shows. Entre eles, ao do Queen, Mötley Crüe, Kiss e Deep Purple.
Ainda aos quatro anos de idade, Heath ganhou o álbum “Machine Head” do Deep Purple e aprendeu com a ajuda do pai, a tocar “Smoke on the Water”. Que foi tocada em sua apresentação da escola.
Durante a adolescência, Heath virou fã do baixista Nikki Sixx (Mötley Crue) e sempre tentou se inspirar nele em todas as performances que fazia. Formou a primeira banda em 1986 chamada “Paranóia”. Os membros decidiram que deveriam ter nomes de artistas de palco, e de “Hichan” Hiroshi começou a ser conhecido como Heath.


A abandona em 1988 para se juntar ao “Chaos Mode”. Ele chegou a ficar nem um ano nesta banda e mudou novamente para outra. Só que dessa vez, como vocalista da banda “Beet Sweet”.
Em 1990 Heath se muda de Osaka para Tokyo. Foi convidado para se juntar como baixista de uma banda produzida pela gravadora Extasy Records, chamada “Sweet Death”. Esta banda tinha como um dos membros, o ex-vocalista da banda de rock japonesa AION, Satoru.
Através de um amigo, Heath conhece hide após o último show da turnê “Rose & Blood Tour”. Hide gostou dele assim que o viu e o apresentou para todos os membros do X como “Heath de Osaka”.


Em 1991 Heath deixa a banda “Sweet Death” e se junta a outra que também era produzida pela “Extasy Records”, chamada “Majestic Isabelle”. Participou com ela no festival da “Extasy Summit 91”. Apesar das duas últimas bandas que ele participou serem produzidas pela Extasy Records, Heath disse que nunca foi lançado um álbum por esta gravadora. Ela apenas apoiava muito os artistas independentes.
Heath não se entendeu com os membros do “Majestic Isabelle” e preferiu voltar para o “Sweet Death” no mesmo ano. A banda estava com um novo líder (Honma Kiyoshi) que muda o nome para “Media Youth”

Taiji deixa o X em 1992 e começa a busca por um novo baixista. Hide lembra de Heath e liga para convida-lo para sair e ter uma conversa. Ele pergunta se está ciente da situação do X e pergunta se poderia ajuda-los em um ensaio. Heath aceita e hide o entrega uma fita com cinco músicas (“Standing Sex” ', “Blue Blood”, “Endless Rain” , '”Joker” e “Sadistic Desire”) que deveriam ser copiadas e decoradas para o ensaio no dia seguinte.
Como tinham saído para beber, Heath e hide foram para o ensaio de ressaca. Heath errou algumas notas e estava muito nervoso por tocar ao lado de hide e Pata. Mas ao percorrer do ensaio, Heath foi deixando a timidez de lado e conseguiu convencer todos os membros do X de que ele deveria ser o novo baixista


Imediatamente, ele abandona o “Media Youth” e vai com o X para a coletiva de imprensa em Nova Iorque no Rockefeller Center para anunciar sua entrada no dia 24 de agosto de 1992(*--* no ano que eu nasci\o/). Tocou com o X Japan (após a coletiva de imprensa, souberam que já havia uma banda americana chamada X e por isso, mudam o nome para X Japan) nas telas pela primeira vez no NHK Kouhaku.
Em 1993, “Art of Life” se torna a primeira música que grava com o X e o primeiro show oficial que ele faz no dia 31 de Dezembro de 1993 no Tokyo Dome. Saiu-se muito bem na apresentação. E começa os preparativos para o álbum “Dahlia” e sua turnê.


Compôs as músicas “Daydream 001”, “Daydream 002” e “Daydream 003” que serviram de base para os seus solos de baixo na “Dahlia Tour” e foram tocadas junto com a música tema do “Fantasma da Ópera”.
Lançou seu primeiro álbum solo em 1995, chamado “Heath”. Começou também a compor músicas para dorama (novela japonesa), anime e até jogo de cd-rom.
Após o rompimento do X Japan, Heath prosseguiu com a carreira solo. Em 1998, lançou o álbum “Crack Yourself” no mês de abril e em junho lançou outro, chamado “Gang Age Cubist”.


Tocou no “hide Tribute Spirits” em 1999 com o Pata e o ex-programador do hide Spread Beaver I.N.A. Gostaram tanto da performance que em 2000 formaram o “Dope HEADz”. Lançaram o primeiro álbum em 2001 intitulado “Primitive Impulse”. Ele também contava com JO:YA nos vocais.
Em 2002 o vocalista saiu da banda e colocaram Shame no lugar. Outro álbum foi lançado, o “Planet of the DOPE” e no mesmo ano, começaram a turnê do novo álbum.


Devido a outros projetos, foram obrigados a pausar as atividades em fevereiro de 2003. Em dezembro, Heath anuncia o seu novo projeto solo “RATS”. Re-lançou o single “Traitor” e encerrou o projeto em 29 de Agosto de 2004.
Em 2004, formou a banda “Lynx”. Além de rock, a banda mistura um pouco de música eletrônica. Fizeram turnê pelo Japão em 2006 e devido a projetos paralelos, novamente outra banda de Heath pausou as atividades.
Heath começa misturar música eletrônica com rock em suas composições e lança três singles em 2005 (“New Skin”, “Come to Daddy” e “Live”). Em agosto de 2006 lançou outro single, fruto de seu novo trabalho, chamado “Solid”. Após 7 anos sem um álbum solo, em outubro de 2006 Heath lança “Desert Rain”. Demorou um mês e meio para ser gravado e ele tocou todos os instrumentos, menos bateria.


Em Feveveiro de 2007 fez a primeira apresentação do álbum, com Pata na guitarra, Kazuno (ex-Moi Dix Móis) no baixo e Tohru (ex-Moi Dix Mois) na bateria.
Voltou com o X Japan em 2007 e gravou o PV de “I.V.” no dia 22 de Outubro. Fez três shows no Tokyo Dome com o X Japan em março de 2008 e agora está se preparando para tocar pela primeira fez no exterior na turnê mundial do X Japan.

Curiosidades:


A música “Daydream” possui seis versões (“Daydream #001”, “#002”, “#003”, “#004”, “#005” e “#006”). Todas foram produzidas com diferentes DJs japoneses. Ele escolheu o mesmo nome para todas as músicas porque quando a escuta, é como se estivesse vendo a luz em lugar escuro. Mas dependendo se a pessoa for criança ou adulto, sente e vê de outra forma.

A música “Daydream #004” quando ficou pronta, teve o seu material junto com todo o equipamento roubado do estúdio. Heath não a reencontrou e nem pretende regrava-la.

Se fosse para escolher um lugar no exterior que quisesse tocar, Heath disse que gostaria de ir para Alemanha por que tem um amigo que é de lá.

É fã de Mötley Crüe e Nine Inch Nails. Mas também gosta de Led Zeppelin, Deep Purple, Rainbow e KISS.

A música do X Japan que mais gosta de tocar ao vivo é “WEEK END”. Porque, segundo ele, tem boas memórias. Foi a primeira música que pediram para ele cantar junto o refrão (durante o ensaio, Toshi entregou a letra e deu as instruções de como deveria cantar. Em seguida, com nenhum instrumento acompanhando, hide, Toshi e ele cantaram o refrão várias vezes. Heath adorou como ficou a harmonia e como tudo se encaixou perfeitamente).
É o único membro do X Japan que não possui Myspace. Em 2007 uma pessoa fingiu ser ele em um chamado “HEATH Project”, mas a conta foi deletada assim que descobriram.

Seu prato favorito é pastel japonês e uma sobremesa japonesa de morango.

Um comentário:

  1. Adorei a matéria, obrigada por compartilhar! ♡♥(*´∀`*)人(*´∀`*) #WEareX

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!