terça-feira, 4 de maio de 2010

Guitarra X - Japan: Pata

Nome Verdadeiro: Tomoaki Ishizuka
Nome Artístico: Pata
Posição: Guitarrista
Data de Nascimento: 04 de Novembro de 1965
Lugar de Nascimento: Tateyama - Chiba, Japão
Signo: Sagitário
Tipo Sanguíneo: B
Altura: ??
Peso: ??
Formações: ??
Habilidades Musicais: Guitarra
Bandas: Black Rose (1982-1983), Judy (1983-1985), X JAPAN (1987 – Atualmente), Carreira solo (1993-1995), hide (1994-1998; membro suporte), P.A.F. (1998-1999), Dope HEADz (2000- 2003), Ra:IN (2002- Atualmente), Miyavi’s Project (2003), Aikawa Nanase (2005; Membro Suporte)

História:

Assim como Toshi e Yoshiki, Pata nasceu na cidade de Tateyama no ano de 1965. Aprendeu a tocar guitarra com o pai que era professor, quando ainda era criança. Sempre calmo, decidiu largar os estudos na adolescência para se dedicar apenas a guitarra.

Aos 17 anos formou a primeira banda chamada “Black Rose”. Mas, devido a constante mudança de membros, em 1983 a banda muda de nome para “Judy”. Eles sempre tocavam em festivais locais, até que em 1985 os membros preferiram seguir carreira solo. No mesmo ano, Pata se muda para Tokyo e faz shows com diversas bandas como membro suporte.

Em 1987, Pata conhece o X e sempre os auxiliavam quando estavam sem guitarrista. Em uma das ocasiões foi para gravar o Skull Trash Zone Vol. 1 e outra para substituir um guitarrista chamado Isao, que sofrera um acidente de moto.

No dia 21 de abril de 1989, Yoshiki o convida para ser o guitarrista oficial do X e sem hesitar, ele aceita.
Enquanto hide fazia os solos de guitarra, Pata tocava a base. Mas nas músicas “I’ll Kill You”, “Stab Me In The Back” e “Orgasm” ele ficou com a liderança dos solos. Sempre acompanhado com uma garrafa de whisky, durante as gravações do álbum “Vanishing Vision” chegou a leiloar uma das garrafas que tomou por 1,000,000 Yens.

Diferente dos outros membros que tiveram uma carreira solo duradoura, Pata lançou o 1º álbum solo em 1993 chamado “Pata” e o segundo (e último) em 1995 intitulado “Raised on Rock”. Contou com a colaboração de diversos músicos como Tommy Aldridge, Tim Bogart, James Christian e Mitchell Marcoulier.

Lançou o primeiro single em setembro de 1994 chamado “Fly Away”. Uma das músicas que estava no single, a “TILL THE END OF TIME ~FROM ROAD OF LOVE~”, foi usada como tema de um programa de TV japonês. O seu segundo single, “Shine On Me”, fez parte da trilha sonora do filme “Boxer Joe” e foi lançado em janeiro de 1995.

A turnê do álbum solo teve apenas seis shows em cinco cidades diferentes. Entre 1994 e 1996 Pata também colaborou em alguns shows da turnê do “hide with Spread Beaver” como guitarrista convidado, e em 1998 deu suporte em algumas aparições do hide na TV.
Após o fim do X Japan em 1997, Pata fundou a banda “P.A.F.” (Patent Applied For) com o cantor NoB e vários músicos convidados. O nome se originou das pickups de guitarra Gibson Les Paul 1959 que o Pata utilizava.

O primeiro álbum do “P.A.F.” foi lançado em março de 1998 e teve como destaque a música “Love & Fake” que fez parte do programa de TV “Akko no Nakashitaroka”. Fizeram turnê pelo Japão, mas tiveram suas atividades encerradas em 1999 assim que lançaram o segundo álbum “Pat. #0002”.
Em maio de 1999 produziu o álbum “SPIRITS” em tributo ao hide e tocou a música “Celebration” junto com Heath e I.N.A. do “hide with Spread Beaver”.

Esta união fez com que eles formassem em 2000 a banda “Dope HEADz”. JO:YA, também do ex-membro do “hide with Spread Beaver”, se juntou a banda nos vocais. Em fevereiro de 2001 eles lançaram a primeira música, chamada “Glow”. E em junho do mesmo ano, lançaram o primeiro álbum chamado “Primitive Impulse”. Em 2002 JO:YA sai da banda e entra Shame no lugar. Colaboraram novamente em mais uma coletânea em homenagem ao hide, chamada “Cafe Le PSYENCE, hide LEMONed Compilation” e lançam o álbum “Planet of the Dope” em junho de 2002.
Entraram em turnê no mesmo ano e em 2003 a banda encerrou as atividades devido aos seus outros projetos paralelos.

Em 2003, Pata se junta ao “Miyavi’s Project” com Luke Takamura III (ex-Seikima II), Chirolyn (ex-hide with Spread Beaver), Shinya (ex-Luna Sea) e o guitarrista da extinta banda “Dué Le Quartz”, Miyavi. Devido a má reputação do Miyavi na antiga banda, esta união com membros de bandas lendárias de peso causou uma revolta muito grande entre os fãs. Durante os shows, os fãs do X Japan e Luna Sea levavam cartazes implorando para o Miyavi sair da banda.

Devido a grande reprovação do público, o “Miyavi’s Project” foi um fracasso e os membros preferiram seguir com as carreiras solo. O Pata chegou a tocar em um show do Miyavi como guitarrista convidado em 2003 no Hibia Yagai Ongakudou, para promover o segundo álbum do Miyavi, o “Galyuu”.

Em 2002, Pata fundou o “Ra:IN” (Rock and Inspiration) com Michiaki Suzuki no baixo (ex-Tensaw) e Tetsu Mukayama na bateria (ex- P.A.F.). Lançaram o primeiro maxi-single em abril de 2003, chamado “The Border”. Em novembro do mesmo ano, lançaram o primeiro álbum chamado “The Line” e iniciaram a turnê “Line Live”. Em 2004 fizeram a turnê “Ark Live”.

Em 2005 o Ra:IN pausou as atividades e o Pata acompanhou Aikawa Nanase na produção de seu álbum de comemoração de 10 anos de carreira. O Pata também foi guitarrista da turnê de Nanase em 2005 até o Ra:IN voltar em 2006.
Depois da pausa de dois anos, a banda volta em 2006 com o álbum “Before the Siren”. Pata escreveu as músicas “Free” e “Revival”, As outras foram escritas pelo Michiaki, mas os arranjos foram feitos pela banda toda.

Atualmente, Pata está se preparando para a turnê mundial do X Japan e continua fazendo turnê com o Ra:IN, que está se expandindo no mercado internacional e chegou a fazer shows nos EUA e até na França em Julho de 2008 na Japan Expo.

Curiosidades:

O apelido “Pata” se originou de um personagem de mangá de Tomomi Nishimura, chamado “Patarino”. Ele era um cachorro que gostava de fazer nada o dia inteiro.

Tem dois gatos chamados Kotaru e Kotetsu.

Há boatos de que o Pata foi casado, se divorciou e tem uma filha.

Segundo o Yoshiki, apesar do Pata aparentar ser preguiçoso, ele gosta de jogar Tênis.

Assim como Toshi, é fanático pelo time de baseball Giants. E segundo o Yoshiki, seu humor varia quando eles ganham ou perdem um jogo.

Sua bebida favorita é Jack Daniels e chegou a beber uma garrafa inteira durante o Last Live.

Durante a gravação da “I.V.”, Pata chegou bêbado no estúdio e o Yoshiki teve que implorar para ele não ir bêbado na gravação do clipe.

Comprou a prjmeira Gibson Les Paul, modelo 1959, durante as gravações do álbum “Jealousy” nos EUA. Ele pagou US$20 000 dólares por ela.

3 comentários:

  1. Pataaaaaaa-saaan *___*

    Um de meus guitar hero preferidos...
    Pata e hide eram fantásticos.....
    Ainda hoje Pata é fantástico junto com Sugizo....
    Quanto ao hide...ele não nos deixou...até hoje está aqui...apenas evoluiu e está em um nível acima...

    ResponderExcluir
  2. Ah...só uma pequena correção...o Pata é de escorpião e não de sagitário ^-^

    ResponderExcluir
  3. Só a minha curiosidade .. ele já foi casado ou não ? Ahahahhaa bem eu sou burrinha porque quando ia pesquisar fotos dele colocava " pata " e aparecia para de cachorro e outros animais kkk porém agora que me toquei que este é o nome artístico dele 🤦🤦🤦

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!